sexta-feira, 10 de abril de 2015

Floresta temperada sazonal



A Floresta Temperada pode ser decídua ou caducifólia, quando suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno), ou perenifólias, quando as folhas das arvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega a senicência ou secam. Esses biomas são característicos de locais que apresentam as quatro estações bem nítidas: (primavera, verão, outono e inverno), esse fenômeno permite uma maior adaptação das espécies. Podem ser encontrados nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, na China, nas Coréias e no Japão.

As temperaturas médias anuais são moderadas, variando entre 5º - 20º C em baixas altitudes, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano, índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano, como regra, cerca de 20mm de precipitação mensal para cada 10º C na temperatura proporcionam uma umidade suficiente para as plantas crescerem.
Floresta Temperada caracteriza-se pela presença de inúmeras espécies de árvores como carvalhos, sequóias, pinheiros, cedros, faias, sobreiros (dos quais se extrai a cortiça), etc. No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos.


https://sites.google.com/site/caseoliveiraambientalista/ecologia-terrestre/florestas-temperadas-sazonais

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Floresta temperada pluvial



A floresta pluvial temperada é constituída predominantemente por coníferas ou árvores de folhas largas permanentes, ou ainda por espécies decíduas. A floresta pluvial temperada de coníferas é famosa por suas árvores de grande porte e muito velhas, incluindo as sequóias, as maiores árvores do planeta. Estima-se que a biomassa dessas florestas esteja entre 500 e 2.000 toneladas métricas por hectare. Este fato torna-as de grande valor econômico, o que por sua vez tem levado a sua destruição.

http://brasilsustentaveleditora.com.br/bibliotecavirtual/floresta-pluvial-temperada

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Características da Floresta Temperada


- Formação vegetal diversificada com predominância de árvores. Porém, há também presença, em menor quantidade, de arbustos, musgos e ervas.


- As florestas de coníferas e bosques com árvores de folhas caducas e perenes são as formações vegetais mais comuns nas florestas temperadas.


- As árvores mais comuns são faia (árvores do gênero fagus) presente na Europa, América do Norte e Ásia; nogueira presente na Europa e Ásia; sequoias (presentes da América do Norte) e carvalho (árvores típicas do hemisfério norte). Também podemos encontrar abetos e pinheiros.


- Presença de quatro camadas de vegetação: árvores mais altas (de 10 a 25 metros); vegetação arbustiva (de 3 a 5 metros); ervas (vegetação rasteira, próxima ao nível do solo) e musgos (rasteira, no próprio solo, cobertas por folhas e galhos caídos).
- Solo fértil com presença de grande quantidade de nutrientes e material orgânico (resultado da decomposição dos vegetais).




http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_temperada.htm

terça-feira, 31 de março de 2015

Regiões onde há floresta temperada

-Costa oeste dos Estados Unidos e Canadá.
-Sul do Chile
-Norte da Espanha e Portugal
-Região oeste do Reino Unido.
-Turquia
-Japão e leste e sul da China
-Região sudeste da Austrália
-Sudoeste da Argentina
-Costa ocidental da Nova Zelândia
-Oeste da Noruega

http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_temperada.htm

segunda-feira, 30 de março de 2015

Curiosidades

- Exemplos de mamíferos típicos de florestas temperadas: urso, esquilo, veado, lebre, lince, lobo, doninha e raposa.


- Exemplos de insetos típicos de florestas temperadas: principalmente insetos xilófagos (que se alimentam de madeira) como, por exemplo, cupins, vespas e besouros gorgulhos.


- Exemplos de pássaros típicos de florestas temperadas: corujas, águia de asa redonda e 
águia-real.


- Comemora-se em 17 de julho o Dia de Proteção às Florestas.

http://www.suapesquisa.com/geografia/floresta_temperada.htm

domingo, 29 de março de 2015

Floresta Temperada clima

- Nas áreas de clima temperado, os verões costumam ser moderados e os invernos frios;

- O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) varia entre 1.500 mm e 2.000 mm (média anual);

- Na época do inverno, a umidade relativa do ar fica em torno de 80%. Já no verão ela aumenta para cerca de 90%.

- No período do inverno, a média de temperatura fica em torno de -2°C. No verão, a média sober para 15°C.

http://www.suapesquisa.com/clima/clima_temperado.htm

domingo, 15 de março de 2015

Influência do Planeta

diferentemente das coníferas, esta formação florestas caducifólia, típica das zonas climáticas temperadas, é encontrada em latitudes mais baixas e sob maior influência da maritimidade, o que permite a instalação de atividades agropecuárias.

http://spasso-g-ografico.blogspot.com.br/2011/09/biomas-e-formacoes-vegetais.html

sábado, 14 de março de 2015

Fauna


  Em relação a fauna, a floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como esquilos e arganazes. As aves também estão presente nessa floresta, como as corujas.
  Exceto no inverno, a floresta é um lugar barulhento, na primavera as aves anunciam seus territórios, os esquilos tagarelam e gritam, e as rãs e os insetos fazem o coro nas noites de verão. Quando chega o outono, o silêncio começa a invadir a floresta. Geralmente, mais de 75% das aves emigram, as demais abandonam seus territórios e se reúnem em bandos, à procura de abrigo em  florestas ou nos vales dos rios.

Os mamíferos se protegem do frio em troncos ocos. Os morcegos hibernam (período de dormência ou inatividade), suas temperaturas caem quase à congelação e todos os seus processos metabólicos ficam diminuídos. Os ursos que adquiriram gordura durante todo o verão, mantêm a temperatura do corpo, mais ficam em estado de topor, é nesse período que dão cria. A maioria dos insetos e de outros invertebrados abandona as árvores e arbustos e migra para o solo. Muitas espécies sobrevivem somente em forma de ovos ou outros estágios imaturos, ou ainda como organismos dormentes ou semidormentes, para emergir na primavera, quando a vida volta à floresta.
Mesmo que as florestas temperadas não apresentam uma biodiversidade  a se comparar com as florestas tropicais, são encontradas espécies únicas de fauna e flora.

http://www.infoescola.com/biomas/floresta-temperada/

sexta-feira, 13 de março de 2015

Flora

Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou caducifólias, ou seja,  as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera. Essa perda das folhas é uma adaptação ao inverno rigoroso ou estação seca, pois faz com que a planta reduza sua atividade metabólica, conservando a água durante o período em que a maior parte dela fica imobilizada no solo sob forma de gelo,suportando assim as baixas temperaturas.
Na Europa, as árvores características da floresta temperada são os carvalhos e as faias. Já na Norte predominam os bordos, e também algumas espécies de bétula, carvalhos, pinheiros, sequóias e faias. Além dessas árvores, estão presentes também arbustos, plantas herbáceas e musgos.

Nas florestas temperadas chega a haver quatro camadas de vegetação:

  • Uma camada de árvores, cujas copas formam uma cobertura contínua, com cerca de 8 metros a 30 metros de altura;
  • Uma camada de arbustos, com cerca de 5 metros;
  • A camada de capins e outras plantas herbáceas (não lenhosas), que florescem tipicamente na primavera antes das árvores refazerem as frondes (copa);
  • A camada rasteira, que consiste de musgos e hepáticas, cobertas por uma camada de folhas caídas.
http://www.infoescola.com/biomas/floresta-temperada/